Páginas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Crescendo no temor do Senhor

[série baseada no livro de Provérbios 1-9]

Terminanos nosso primeiro estudo de Provérbios com o seguinte versículo, “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina” (Provérbios 1.7). De uma certa forma, o versículo relaciona o temor do Senhor com o ganho de sabedoria. Podemos até mesmo colocar da seguinte forma, “para ser sábio, basta crescer no temor do Senhor.” Então, lembramos da definição sugerida para o temor do Senhor como “a atitude prática adequada e resultante do entendimento de quem somos diante de quem Deus é”. Bingo! É isso, assunto resolvido! Ah... bom seria se tudo fosse tão simples assim, não é mesmo?! Bom seria se tivéssemos uma fórmula mágica para ganhar sabedoria, de preferência algo sem dor e que não nos custasse nada. Mas a verdade é que entender e viver o temor do Senhor não funciona bem assim. Não existe uma fórmula mágica para ganharmos sabedoria. Porém, Provérbios não nos deixa sem orientação em como crescer no temor do Senhor. O que temos em Provérbios é melhor que o mito da “prece poderosa” e que qualquer unção milagrosa de $ 5,00.

Provérbios 2 nos orienta em como entender e crescer no temor do Senhor. Nos primeiros versículos desse capítulo (vv. 1-4), encontramos 8 sentenças condicionais que indicam quem somos, o que devemos apreciar, a quem devemos escutar, o que devemos pedir e onde devemos colocar nossas energias. O capítulo lida com essas perguntas colocando à nossa disposição um par de lentes para começar a interpretar o mundo de forma sábia. Os versículos seguintes descrevem a ação do temor do Senhor na vida de alguém e as bênçãos sobre aqueles que entenderam que a sabedoria é muito mais um estilo de vida que um estado. Hmmmm... muito mais um estilo de vida que um estado?” Ou seja, enquanto vivemos debaixo dos céus, viver uma vida sábia é uma jornada sem chegada! Portanto, viva essa jornada com os ouvidos abertos para escutar a Senhora Sabedoria. Vamos ao texto:

“1. Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e [se] guardar no coração os meus mandamentos;” [Quem somos? O que devemos apreciar? Somos criaturas carentes do conselho divino, gente que precisa aceitar as palavras de sabedoria. “Aceitar” envolve reconhecer que precisa de algo que não tem: “Alguém sabe algo que eu não sei.” Admitir isso envolve humildade diante de Deus para dizer que Ele sabe tudo e nós não. Humildade é uma disposição de coração necessária para uma vida de sabedoria. E são justamente os conselhos de Deus que devemos guardar e apreciar ao máximo. A Palavra de Deus é o tesouro daqueles que entenderam a dura realidade da vida.]

“2. se der ouvidos à sabedoria e [se] inclinar o coração para o discernimento;” [Nesse mundo cheio de barulho e opiniões, a quem você irá dar ouvidos? Você irá ouvir o que a Palavra de Deus diz ou você irá ouvir opiniões humanas acerca do mundo? Sintonize seus ouvidos para ouvir e obedecer a Palavra de Deus. Incline seu coração (pensamentos, desejos e emoções) em direção à sabedoria. É nela que encontramos o que realmente precisamos para viver o mundo de acordo com a ordem do Criador.]

“3. se clamar por entendimento e [se] por discernimento gritar bem alto,” [Eu não acredito que esse versículo está falando de um simples pedido casual. O texto usa “clamar”! Estamos falando de alguém que entendeu que não tem os recursos que precisa para viver a vida. Ele está clamando por “socorro”! Você já viu alguém pedindo socorro em um momento de perigo real? Todas as suas energias estão voltadas para chamar a atenção de alguém que pode ajudá-lo. Quando foi a última vez que clamou por sabedoria entendendo que você simplesmente não sabe viver a vida?]

“4. se procurar a sabedoria como se procura a prata e [se] buscá-la como quem busca um tesouro escondido,” [Para onde você tem investido suas energias? Qual é o seu tesouro? “Jesus e a Bíblia.” É mesmo? Ou será esse mais um cliché evangélico que soltamos sem pensar? Faça um teste. Onde você gasta a maior parte do seu tempo? Onde ficam seus pensamentos? Sonhos? Onde você gasta seu dinheiro? E suas energias? Seu real tesouro irá consumir a maior parte do seu tempo, seus pensamentos, seu dinheiro e suas energias. Então, você realmente busca a sabedoria como a prata e um tesouro escondido?]

“5. Então você entenderá o que é temer o Senhor e achará o conhecimento de Deus.” [ENTÃO... só ENTÃO... depois de aceitar o fato que você não sabe o que deveria saber, que precisa da Palavra de Deus, de inclinar seus ouvidos e coração à sabedoria divina, clamar por socorro entendendo que precisa de ajuda, e investir na sabedoria como seu real tesouro... aí sim, você entenderá o temor do Senhor.]

Não é à toa que muitos estão longe de entender o temor do Senhor. Falta a atitude de Provérbios 2.1-4 para entender e viver o temor do Senhor. Sabedoria não é uma habilidade desassociada de um relacionamento frutífero com Deus e orientado por Sua Palavra. Infelizmente, esquecemos de crescer nessa atitude e reduzimos a sabedoria divina a um conjunto de regras, princípios e métodos que são frios e desprovidos desse relacionamento íntimo com Deus. Pense nisso, “a nível de” temor do Senhor, começamos com uma atitude adequada diante da realidade de quem somos e quem Deus é.

“A nível de”

3 comentários:

  1. OIE!
    Quero falar só um pouquinho do 3"SE CLAMAR POR ENTENDIMENTO..."pois é , isso é o que "pega, afinal sabemos de tudinho tudinho...mas nos momentos de sofrimento é que vem o clamor e o gemido...S.O.S !Temos mesmo que agradecer pelos momentos difíceis, pois através dels que vem a nossa compreensão e dependencia,ficamos então um tiquinho mais sábios.
    "DEUS querido,obrigada por sempre me ajudar a crescer, obrigada por nunca me abandonar nos momentos mais terríveis,obrigada por deixar suas palavras para que possamos nos orientar em sua direção."Pelo teu filho e meu salvador JESUS agradeço.
    A

    ResponderExcluir
  2. DE novo quero falar ...risos...adorei vc responder Sacha...
    Obrigada pela atenção!
    abraços em vcs...
    ligia

    ResponderExcluir
  3. Oi Ligia,
    Acho que foi C.S. Lewis quem disse uma vez, "o sofrimento é a voz de Deus para um mundo surdo." Interessante, né?! Sofrimento não é bom, mas temos que reconhecer que faz bem. Concorda?
    Mais uma vez, obrigado pela visita e interação...
    Abração,
    Sacha

    ResponderExcluir